terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AS CERTEZAS QUE OS HOMENS TÊM

Homens, peço desculpas, mas vou me dirigir às mulheres, já que o assunto de hoje é especulação sobre o comportamento masculino.
Um dia, conversando com meu irmão, fiquei perplexa com a segurança com que ele opinou sobre uma questão familiar que tem me tirado algumas noites de sono.
Num instante ele parecia tão triste e desolado quanto eu, mas quando me atrevi a buscar nele uma identificação, afinidade ou um coro de auto-piedade, lá vem ele com uma voz firme e grossa, sem qualquer fio de medo ou incerteza.
Claro que como toda boa mulherzinha, senti-me constrangida e até mesmo um pouco humilhada por ter exposto demais as minhas fraquezas diante de tamanha altivez (Vocês já se sentiram assim diante de um ser do sexo masculino?), mas fiz de conta que não tinha deslizado e fui buscar explicação no universo feminino, sempre mais condescendente!
Eis que uma “gênia” me manda uma resposta:

“Quer saber o que eu acho? De verdade mesmo? Acho que seu irmão não tem certeza de nada, mas, como um bom macho da espécie, precisa mostrar até para o próprio espelho q tem o controle dos sentimentos e das decisões que toma.
Sejamos francas, eles são tão vulneráveis quanto nós. A diferença é que enquanto nós dispensamos as máscaras da falsa certeza inabalável, eles sentem a necessidade de mostrar que controlam a situação, quando na verdade não controlam nada.”
Estava ali a resposta que eu desejava e precisava! Que alívio saber que meu irmão estava tão perdido quanto eu, tão assustado quanto eu, tão inseguro do futuro quanto eu...
Não sei quanto a vocês, mas quando obtenho uma resposta confortante dessas, trato logo de adorá-la e adotá-la como verdade inquestionável!
Nós mulheres temos intuição, percepção para os sentimentos alheios...Os dele, em todas as maneiras, afinavam-se com os meus, mas, para minha surpresa, foram rebatidos com uma retumbante negação! Tem coisa que nos confunda mais?
Ah! Mas agora está explicado: Ele apenas estava usando uma máscara de certeza que, cá pra nós, era a melhor coisa que ele podia fazer para eu me livrar daquela situação incômoda. Já pensou se ele tivesse dado trela para meu bode? Eu teria permanecido em meus erros, como já aconteceu tantas e tantas vezes.
Ufa! Agora estou me sentindo melhor! De certa forma estou até grata pelos homens serem assim, tão diferentes de mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário