segunda-feira, 25 de junho de 2012

Junho no Nordeste, Que Desafio!

Um mundo de coisas para fazer e o espírito de férias batendo novamente! Morar no Nordeste do Brasil tem dessas coisas! Meus amigos de outras regiões entram no clima do natal e olhe lá... Aqui não! Depois do natal e do reveillon, tem o auge do verão, quando a cidade está cheia de turistas, incluindo amigos de infância que foram morar longe e que vêm passar férias. Depois tem carnaval e a semana santa, que são sempre um convite para uma praia paradisíaca a poucas horas da nossa casa... E quase que sem lapso temporal chega o período junino. Tudo bem! Sou da geração anos 90, que ia para o interior de Sergipe, na cidade de Areia Branca e era fã de Mastruz com Leite, 5 horas de forró. Esse tempo já passou e o hoje superlotado Forró Caju, embora bonito e cheio de ótimas atrações nacionais, não faz a minha cabeça. Não sei as letras das músicas da banda Aviões do Forró, embora reconheça que eles são divertidos, e muito menos conheço os tais sertanejos universitários que nos invadiram. (Meu Deus, que nível é esse dos nossos universitários? Que saudades de quando eles se reuniam para produzir aquele rock incrível dos anos 80!) Então, quando tento socializar nesse período acabo virando uma sereia fora d água! Mas os céus da cidade estão forrados de bandeirinhas coloridas e imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro. Meus amigos fazendo fogueira para os filhos soltarem fogos... Detesto fogos e meus filhos são alérgicos a fumaça, correndo desses rituais. O pior é que não se faz outra coisa nesse período, por mais que você tente. A não ser que você reúna amigos em sua casa, compre vinhos, queijos e ponha uma bela seleção musical no seu home theather. Confesso que usei desse artifício na última sexta-feira, mas uma vitória dessas não dura mais que uma noite, pois até o mais anti São João inventa uma desculpa para participar de algum “arrasta pé”. Uns dizem que é por causa das comidas típicas, outros pela oportunidade de reunir a família ou beber com os amigos... Quando você menos espera está envolvida numa festa, bem longe da sua rotina que, no meu caso, envolve muitos e muitos livros e cadernos. Quanto tempo duram os festejos juninos por aqui? A dica está no nome: O mês de junho inteiroooooooooooo! Hoje, segunda-feira, já fui convidada para ir ao Mercado Central assistir um grande amigo que vai fazer o show de abertura da noite. Como me concentrar em qualquer outra coisa se da minha casa ouço toda a movimentação, sinto o cheiro de fumaça das fogueiras e ouço o estourar de fogos de artifício a cada dois segundos? Ainda assim estou resistindo bravamente, nem um passo de forró foi expressado pelo meu corpo bailarino, mas não sei se resistirei até o dia 30. O Nordeste deveria ser só para turistas, aposentados ou milionários!

Um comentário:

  1. Como não expressar um passo sequer de forró, numa região em que no mês corrente, é o ritmo que embala os cidadãos nordestinos? Sei não viu? Eu não conseguiria. É indissociável para mim! E francamente, para você que já curtiu 5 h de Mastruz com Leite, qual é a arte de conseguir não envolver-se?

    ResponderExcluir