quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ser jovem ou ter o tempo livre dos jovens?

Minha professora de dança do ventre viajou para São Paulo no último final de semana com uma das suas “pupilas” para fazer curso com o renomado Jorge Sabongi.
A aula de ontem então foi bem diferente: Assistimos aos vídeos de várias das apresentações maravilhosas que elas curtiram ao vivo e também das que tiveram que fazer para se submeter às orientações e críticas do mestre da famosa casa Khan El Khalili. Eu babava e suspirava a cada nova imagem, vibrando com cada passo, sonhando ter condições de um dia fazer e ser tudo isso também... Acho que nunca estive tão distante desse nível! Quase três anos afastada me causaram um prejuízo doloroso de constatar. Casei pela segunda vez, tive um filho lindo, encontrei uma terapeuta que me acrescenta e me faz realmente amadurecer e melhorar minha qualidade de vida. Tanta coisa boa aconteceu que não posso conscientemente me queixar por ter deixado essa paixão de lado por tanto tempo! Ah, gente! Mas meu cotovelo está doendo! Está doendo porque tenho muito trabalho o dia inteiro (intercalado com algumas horas de estudos jurídicos) e quando chego em casa à noite tenho uma rotina militar entre os cuidados com meu bebê, com a casa e com os compromissos do dia seguinte. (Finalmente aprendi a deixar as roupas de todos prontas para a manhã, o que me faz, por exemplo, ir trabalhar bem mais bonitinha). Acontece que antes das 22h00 já estou totalmente pregada! Aquela Andréa Al Shamsa que ligava o som alto e treinava em casa passos, sequências coreográficas e muito improviso parece alguém de uma vida passada! Mas eu quero dançar bem! Aliás, quero dançar muito bem! Dançar de encantar e hipnotizar a platéia. Quero arrancar lágrimas das minhas mestras, como a esforçada e talentosíssima Liana tem feito! Quero realizar plenamente esse meu lado que grita e pulsa! A questão é que também quero ser boa mãe, boa filha, boa dona de casa, boa advogada, ótima “concurseira”... Alguém me ajuda a arrumar uma agenda mágica? Será que realizar um sonho é sempre abrir mão de todos os outros? Ontem Catarina comentou sobre uma bailarina que estava fazendo curso e que tem 35 anos. E aí eu pensei: “Ta vendo?” Eu também posso me preparar para fazer no ano que vem. E na hora aquilo me pareceu muito lógico, já que a jovem senhora era beeeemm mais velha que eu e estava lá. Mas como assim bem mais velha? A gatinha aqui nasceu em 1977. Que delírio foi esse? Hoje percebi que eu não quero ser jovem. O que eu quero é ter saúde e vitalidade para vivenciar e realizar tudo que me completa!

5 comentários:

  1. Lindo post Andréa! Também sou cheia de sonhos a realizar! Mas como vc disse, o bom mesmo é ter saúde e vitalidade pra realizá-los, um dia a gnt consegue querida!!! ;D

    beijos e shimmies!

    ResponderExcluir
  2. E sabe o que é melhor de tudo?? O companheirismo... não é qualquer pessoa que compartilha conhecimento... beijos!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Ser jovem ou ter o tempo livre dos jovens?

    Uma agenda mágica ou voltar no tempo para podermos aproveitar o que tínhamos e não soubemos digerir?
    Na nossa época, quando tínhamos "tempo", não tinhamos youtube, não tinhamos um acervo de cds ou dvds. Não tínhamos filhos, nem maridos, muito menos compartilhar com nossas colegas sobre o que estávamos aprendendo.

    Não importa se vamos ser boas profissionais e boas bailarinas, mais se podemos um dia agradar as pessoas que amamos.
    Que esse "vício" nos realize plenamente, como mulher, como mãe, como amiga, como companheira, como uma jovem de 35 anos que não desiste do seu sonho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa.
    Amei suas palavras. Já está intimada a fazer um post exclusivo para o blog do Talibah.
    Muito cativante ler seu post. E é isso mesmo, os sonhos não podem ser esquecidos, eles podem até ficar guardados dentro de numa caixinha só aguardando o momento certo para serem realizados.
    Nunca é tarde.

    Bjossss
    Liana Matos.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Andréa, acho que é questão de prioridades que a gente é forçada a colocar em nossas vidas né?
    Mas tudo tem seu tempo, e com a sua vontade e disciplina, pode ter certeza que você vai conseguir realizar seu sonho!
    Lindo seu post!

    Bjos bjos bjos

    ResponderExcluir